top of page
  • Foto do escritorcrisnacaroline

“As Aventuras do Pinocchio” – Clube do Livro para Leitores Extraordinários (Instituto Mojo)

Atualizado: 23 de ago. de 2021


Eu não me lembro bem quando ou como me tornei uma leitora de clássicos. Eu já havia lido uma ou outra obra (Alice e Dom Casmurro, por exemplo, estão entre meus queridinhos há tempos), mas não consigo apontar exatamente quando eles se tornaram uma constante nas minhas metas literárias.


Talvez tenha sido o Projeto Exploradores, clube de leitura de clássicos de aventura que ajudei a organizar e administrar em 2020. Ou antes, quando me peguei apaixonada pelos contos de fadas originais! Será que culpo Jane Austen, outra favorita, cujos 6 romances li em um período de meses?


Pois é, não sei! O fato é que depois de entender que não há nada de outro mundo na leitura dessas obras, é praticamente impossível remover os clássicos da nossa vida. E foi por isso que abri um sorriso de orelha a orelha quando descobri que tinha sido aceita na parceria do Instituto Mojo!


O que é o Instituto Mojo?

O Instituto Mojo é uma instituição sem fins lucrativos que se propõe a traduzir e disponibilizar clássicos da literatura mundial gratuitamente, em e-book, em seu site, onde podem ser baixados em diversos formatos por qualquer pessoa.


E a forma que eles encontraram de tornar possível a existência desses e-books foi o Clube do Livro para Leitores Extraordinários (CLLE), produzindo e vendendo edições especiais desses clássicos e revertendo o lucro das vendas para as novas traduções.


Hoje, já existem diversos títulos disponíveis no site, tanto impressos, para compra, quanto digitais, para download gratuito, e vários outros a caminho. A qualidade das traduções, diagramações e dos projetos gráficos é inegável, e as edições físicas são de encher os olhos.


“As Aventuras do Pinocchio”

O meu primeiro recebido da parceria foi o livro “As Aventuras do Pinocchio”, de Carlo Collodi. Desde quando o tive em minhas mãos pela primeira vez, não consigo tirar os olhos dele por muito tempo. O cuidado da edição em todos os detalhes é perceptível!


A edição é em capa dura, tem pintura trilateral, fitinha para marcar as páginas e ilustrações lindas! As cartelas de cores de todas as edições são lindas, e com Pinocchio não é diferente. A tradução está muito bem feita, e a diagramação, bastante confortável.


Além disso, no final da edição encontramos alguns conteúdos extras, que complementam a experiência de leitura. Lá no Instagram, eu postei um vídeo no reels mostrando os detalhes.


O que eu achei da obra?

Como todo clássico, “As aventuras do Pinocchio” é uma daquelas histórias que habitam o inconsciente coletivo. Chegamos cheios de referências que as adaptações colocaram em nossas mentes e “quebramos a cara”. Muita coisa é diferente, mas isso é bom!


Pinocchio é uma marionete que foi criada pelo velho Gepetto. Desde o início, a madeira da qual ele foi feito já demonstra ser especial, portanto não é surpreendente que ele ganhe vida. Desde os primeiros movimentos que faz quando ainda está sendo confeccionado já é possível perceber que ele não será uma criaturinha nada quieta! E assim, ele passa por diversos percalços, nos quais acaba caindo por sua própria teimosia.


Se em alguns momentos das aventuras eu me peguei irritada com Pinocchio, aos poucos fui começando a entender que ele não era mau, muito pelo contrário. Se no início suas ações têm algum tom de falta de empatia e consideração, aos poucos elas vão tomando um sentido de ingenuidade que o leva a cair na lábia de criaturas que o arrastam sempre para o caminho errado.


A obra traz muitas lições interessantes, que vão desde a importância de estudar e aprender um ofício até o cuidado com falsas promessas e amizades duvidosas. Elas funcionam principalmente para as crianças, mas não apenas para elas, e todas continuam muito atuais, mesmo bem mais de 100 anos após sua publicação. Porém, para mim, a mensagem mais bonita foi sobre a importância de um ambiente familiar carinhoso e participativo na formação de uma criança, já que são Gepetto a Fada que fazem Pinocchio querer ser melhor.


Os textos extras presentes na edição do Instituto Mojo também são ótimos, e complementam a experiência! Lembrando que ao comprar a edição deles, você contribui para a produção de ainda mais e-books gratuitos!


Os títulos disponíveis à venda no site são: As Aventuras do Pinocchio, Ilha do Tesouro, Anne de Green Gables, O Jardim Secreto, Peter Pan e Wendy, O Livro da Selva, Oz e As Aventuras de Alice.


Título: Pinocchio

Autor(a/e): Carlo Collodi

Ano de publicação: 1883

Editora desta edição: Instituto Mojo

Tradução: Adriana Zoudine

Ilustrações: André Ducci



bottom of page