top of page
  • Foto do escritorcrisnacaroline

Será que "Devoradores de Estrelas" de Andy Weir é tudo isso mesmo? (Resenha)

Andy Weir já é um nome conhecido entre os leitores de ficção científica, principalmente por seu livro "Perdido em Marte" ter sido adaptado para o cinema em um filme com Matt Damon no papel principal. Mas, em meu primeiro contato com a escrita do autor, "Devoradores de Estrelas" me deixou com muitos sentimentos conflitantes.


O personagem principal acorda em uma nave espacial, sem memória, e descobre que foi o único sobrevivente da tripulação. Através de flashbacks, vamos descobrindo o que aconteceu na Terra e a importância vital para o planeta que a Hail Mary tenha sucesso em sua missão.


Primeiramente, acho importante deixar claro que o estilo de humor do autor não me agradou muito, mas isso é muito pessoal, e, após a entrada de um elemento na história, até que me acostumei e curti em alguns momentos.


Segundo, eu achei a obra muito didática, e isso pode ser bom ou ruim, dependendo de quem lê. Eu, pessoalmente, não gosto muito que a ciência seja explicada o tempo inteiro, mas achei coerente com o personagem principal (que narra em primeira pessoa) e acredito que muitas pessoas vão gostar. É o tipo de livro que seria ótimo para ensinar ciência em sala de aula.


É no terceiro ponto que as coisas me incomodam mais. Eu li em uma entrevista o autor falando sobre escrever mulheres fortes, e, honestamente, o efeito disso diminui bastante se você passa boa parte do livro lembrando o quanto ela é poderosa, ou inclui comentários reclamando sobre a atitude dela. Tem um diálogo sobre sexismo cuja abordagem me fez revirar os olhos, principalmente por ser desnecessário e mal-trabalhado. A "simples" decisão de incluir personagens femininas foi positiva, mas acabou enfraquecida por esse comentário.


Porém (e é aqui que fica interessante), eu não odiei o livro. O enredo é muito bom, as reviravoltas também, os momentos de tensão prendem, a curiosidade para entender melhor a situação e saber o que vai acontecer fazem virar as páginas. A decisão de intercalar passado e presente, entregando pedaços de informação nos momentos certos foi bem acertada. Ele conseguiu fazer com que eu me apegasse a um personagem que eu jamais imaginaria, e foi uma façanha e tanto!


É um bom divertimento, só dispensaria mesmo os deslizes na tentativa de feminismo. Basta a Andy Weir entender que não precisa se esforçar tanto.


Este foi um livro recebido em parceria com a editora Suma (grupo Companhia das Letras) e lido anteriormente através da plataforma do NetGalley em troca de uma resenha sincera.


Título: Devoradores de Estrelas

Autor(a/e): Andy Weir

Ano de publicação: 2021

Editora desta edição: Suma

Tradução: Natalie Gerhardt






bottom of page